Na busca por um rosto com menos imperfeições, é possível encontrar de tudo na internet: desde indicações dos melhores produtos de skincare até receitas caseiras para tratar acne. Mas será que elas podem beneficiar a pele?
Para Fernanda Ota, dermatologista do Instituto Avantgarde, você deve ficar longe das receitas que prometem milagres com ingredientes caseiros. “[A acne] É uma doença inflamatória da pele, um alerta do corpo. Portanto, não são apenas receitas caseiras, como suco de babosa, clara de ovo, Minancora, entre outras soluções, que vão resolver o problema — e sim tratar a saúde como um todo”, destaca.
A médica explica que espinhas e cravos indicam a desintoxicação de substâncias da pele. Elas podem surgir por fatores como má alimentação — com deficiência de nutrientes e abundância de ultraprocessados — estresse e problemas intestinais.
Como tratar acne?
De acordo com Fernanda, as receitas caseiras podem ocasionar o efeito contrário ao esperado: potencializar inflamações, criando um ambiente favorável à acne e ao surgimento de manchas.
Por isso, a recomendação da especialista é que se adote um estilo de vida saudável, com dieta balanceada, manejo de estresse, sono equilibrado e prática de exercícios físicos. Além disso, o consumo diário de ao menos dois a três litros de água é de suma importância para expelir substâncias inflamatórias do organismo.
“Esse conjunto tem mais impacto positivo que os produtos de skincare”, ressalta a médica, referindo-se aos hábitos saudáveis de estilo de vida. “Porém, [os produtos] também não deixam de ser uma associação interessante”, continua.
É importante ressaltar, entretanto, que até mesmo uma rotina de cuidados com a pele utilizando dermocosméticos deve ser indicada por um dermatologista, a fim de evitar ingredientes prejudiciais ao seu tipo de pele.
A consulta com um médico especialista é necessária, ainda, pois a acne pode ser indicação de outras condições de saúde subjacentes, como diabetes e hipertensão arterial. “A avaliação de pacientes que sofrem dessa inflamação começa com um minucioso exame clínico e laboratorial. Após o diagnóstico, são feitos os ajustes alimentares. Só daí é que prescrevemos suplementos e cremes para melhorar e tratar o quadro clínico”, detalha a dermatologista.
E ela finaliza, indicando medidas que podem prevenir a acne: “Retirar [da dieta] trigo, alimentos industrializados, leite, iogurte, açúcar e álcool. Associado a isso, uma suplementação de vitamina D guiada por um médico.”